Quando fui introduzido ao mundo gamer, eu só jogava jogos AAA, assim como quase todas as pessoas que eu conhecia. Com o tempo, porém, comecei a jogar cada vez mais jogos indie. Agora, lendo a lista de jogos AAA que serão lançados em breve, não me vejo ansioso por nenhum deles. Por muito tempo, a Nintendo foi a empresa que me segurou para não abraçar os indies completamente, mas agora eu os vejo fazendo as mesmas coisas que me fizeram desgostar de tantas outras desenvolvedoras no passado. Aqui estão algumas razões pelas quais parei de jogar jogos AAA:


1) O Preço

Why_you_Should_Buy_Physical_Games_For_Consoles

Sempre que penso em comprar um jogo AAA, lembro que, pelo mesmo preço, eu poderia adquirir pelo menos três incríveis jogos indie. Mais do que isso, está cada vez mais difícil encontrar um jogo AAA que ofereça a experiência completa apenas com o preço inicial. Quer comprar Super Smash Bros.? Legal, mas você tem que pagar mais se realmente quiser todo o conteúdo. “Obrigado por comprar Spider-Man, mas você terá que nos dar mais dinheiro se quiser ver toda a história!”


2) Práticas anti-consumidor

2005335

Conteúdos exclusivos de venda antecipada, microtransações, DLCs recicladas, DRM… É difícil listar tudo. Eu não quero me sentir forçado a gastar mais dinheiro ou comprar um jogo antes de estar convencido só para aproveitar a melhor experiência possível.


3) Falta de inovação

2

Quando foi a última vez que você viu um jogo AAA fazer algo que ninguém havia feito antes? Não estou falando de refinar conceitos pré-estabelecidos, e sim de se arriscar para criar algo verdadeiramente novo. Eu não conseguiria citar um único jogo. As grandes publicadoras parecem estar mais preocupadas em repetir fórmulas que certamente funcionam e refazer jogos de sucesso do que em renovar o cenário. Enquanto isso, indies inovam o tempo todo. É só pesquisar a lista dos indies lançados este ano para ver um monte de ideias novas.


4) Falta de variedade

BFV_RevealScreenshot_04

Eu não vejo tanta variedade quanto eu gostaria em jogos AAA. A maior parte deles simplesmente seguem as tendências, estando assim restritos a alguns poucos gêneros e com poucas opções de direção artística, geralmente sacrificando um estilo próprio para tentar ser o mais fotorrealista possível. Você pode encontrar jogos indie de qualquer gênero e com praticamente qualquer estilo de arte imaginável, porém.


5) Exposição exagerada

3423892-2926031085-34005

Para mim, parece que os desenvolvedores AAA têm um medo inexplicável de que as pessoas não comprem o seu jogo, e então mostram cada mínimo detalhe do mesmo antes de seu lançamento, deixando pouco espaço para surpresas. Eu gosto de jogar um jogo sabendo muito pouco, e isto é quase impossível com jogos AAA. Há pouco tempo, joguei Gorogoa, que me deixou maravilhado. Se soubesse do que o jogo se tratava anteriormente, minha jogatina estaria arruinada.


6) Comunidade tóxica

overwatch-1st-person-screen-01-ps4-us-16may18.jpg

Este tópico é mais algo pessoal e não diretamente culpa dos desenvolvedores. Eu vejo a comunidade indie como muito menos agressiva e tóxica quando comparada com a comunidade AAA. Estou cansado das guerras de console, da competitividade prejudicial entre franquias e das discussões inflamadas que não levam a lugar nenhum. É claro que alguns jogos indie também possuem comunidades tóxicas, como Undertale, mas é uma microscópica minoria.


Não estou dizendo que vou abandonar a indústria AAA completamente, eventualmente ainda comprarei um jogo de preço cheio. Com este artigo também não pretendo destruir a indústria AAA ou persuadir ninguém a parar de jogar esse tipo de jogo, estou apenas assinalando algumas coisas que me distanciaram dessa seção do mundo gamer e que podem fazer você refletir um pouco sobre isso, se você ainda não o fez.

O que você pensa sobre isso? Por que você prefere jogos AAA? Ou se não, por quê?