Eu nunca soube que precisava de pássaros fazendo manobras de skate até ver SkateBIRD, da Glass Bottom Games. Fruto de uma campanha de crowdfunding de sucesso no Kickstarter, o jogo, que parece à primeira vista ser uma mistura de Tony Hawk’s Pro Skater com passarinhos de estimação, deve ser lançado ainda este ano para PC. Confira o trailer oficial:

Megan Fox fundou e administra o estúdio Glass Bottom Games desde 2011, e conta com Nathan Madsen para suas trilhas sonoras, já tendo lançado Spartan Fist, Hot Tin Roof e Jones on Fire. Falamos com ela por email para saber mais sobre esse projeto, bem como para compreender sua experiência até agora na indústria indie de games:

Como você descreveria SkateBIRD em uma frase?

Megan: SkateBIRD é um jogo sobre tentar o seu melhor.

De onde veio a ideia de misturar pássaros fofos e skate?

Megan: GIFs. Eu vi um GIF de um pássaro real andando de skate, e ele estava claramente gostando do ato de andar de skate, e – foi um momento iluminador para mim.

Além de Tony Hawk’s Pro Skater, que outras inspirações você teve durante o desenvolvimento de SkateBIRD?

Megan: Skate da EA, é claro, e também o jogo Disney Skate Adventure. Especificamente, o nível do quarto do Andy. Ele na verdade usava o motor de Tony Hawk’s Pro Skater 4, e é um jogo surpreendentemente bom.

Como você assegurou que novatos ao gênero de skate ainda podem se divertir com o jogo?

Megan: Construindo o jogo de acordo com suas necessidades. Nós criamos assumindo que jogadores irão ter dificuldade para realizar certas manobras, e geralmente não exigimos que manobras específicas sejam realizadas (ao invés de “fazer um Melon grab“, apenas pedimos para “fazer uma manobra de grab“, etc.). Há missões mais difíceis, é claro, e eu imagino que jogadores vão ter dificuldade com algumas mecânicas, mas fizemos com que você não tenha que cumprir cada uma das missões para avançar. Você sempre só precisa cumprir cerca de metade das missões em um nível para continuar. E além disso há a grande lista de opções de acessibilidade que você pode ativar.

Que recompensas podemos esperar por explorar e completar os desafios de skate?

Megan: Avanço para o próximo nível, roupas maneiras / skates / música, e um sentido de realização pessoal. E vibes relaxantes.

Qual tem sido seu maior desafio como uma desenvolvedora de jogos independente?

Megan: Dinheiro. É sempre dinheiro. Fica mais fácil quando você está há tanto tempo nessa carreira, e se esse jogo bombar pode nos manter em um caminho estável por algum tempo, mas tudo até chegar nesse ponto é só tentando se manter vivo.

Como uma desenvolvedora queer, como tem sido sua experiência com a comunidade de games?

Megan: Como uma regra, eu nunca ativo a conversa por voz, e fico longe de jogos hipercompetitivos ou de “bros”. Dentro desses limites, minha experiência tem sido incrível! Se eu acabar entrando muito nesses jogos, ah, você acaba encontrando umas excentricidades. Então eu só, você sabe, não o faço.

Você já desenvolve jogos com a Glass Bottom Games há quase uma década. Que conselho você daria para desenvolvedores aspirantes?

Megan: Não se demita do seu trabalho principal. Tipo, literalmente. Tente não se tornar independente até que as coisas independentes estejam fazendo dinheiro. Se você puder se mudar de volta com seus pais, faça isso. Faça tudo que puder para ou não depender do desenvolvimento de jogos pelos primeiros anos pelo menos, ou fazer tudo que pode para reduzir seus gastos o máximo possível.

Quais são alguns dos seus jogos indie favoritos e porquê?

Megan: Ah, eu não tenho favoritos de todos os tempos, só recentes. Ultimamente tem sido Umurangi Generation, Wide Ocean Big Jacket foi ótimo, Hades (é claro), ah e Wingspan foi muito bom mas surpreendentemente complexo. Tipo, é lindo e super relaxantes, mas é muuuuito mais um jogo de cartas complexo do que eu estava esperando, então isso é ou uma qualidade ou não dependendo de quem você é eu acho? De qualquer forma, vale a pena dar uma olhada!

Algo mais que você queira dizer?

Megan: ACAB, e Vidas Negras Importam.

Agradecemos a Megan Fox e desejamos todo o sucesso para SkateBIRD. Você pode checar os links sociais dela e da Glass Bottom Games abaixo. A entrevista foi conduzida em inglês, é possível verificar a versão original no link abaixo.