Os jogos de RPG se caracterizam, em geral, por focarem na construção de um mundo bem definido e no controle e desenvolvimento de personagens específicos. Para melhor guiar suas compras, listamos aqui os dez melhores indies que se auto-denominam de RPG:
10. Darkest Dungeon
Desde o início, o gameplay de Darkest Dungeon requer muito pensamento e tática, tornando-o um desafio e tanto. O ponto mais forte do jogo, porém, é sua capacidade de criar uma atmosfera, seja com sua dificuldade implacável, história, música ou direção de arte, que prende o jogador, o envolvendo nesse mundo punitivo e árduo. Uma sequência, Darkest Dungeon 2, já foi anunciada pela Red Hook Studios, e esperamos o melhor!
Lançado em 17 de janeiro de 2016. Disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation Vita, Switch, Xbox One e iOS.
Comprar: Steam | GoG | PlayStation Store (PS4) | PlayStation Store (PSVita) | Microsoft Store | App Store
9. Golf Story
Inspirado no antigo Mario Tennis para o Game Boy Color, Golf Story é muito mais que um simples jogo de golfe, incorporando elementos de RPG e com uma história que guia a jogatina. Tudo isso é embalado pela Sidebar Games em um visual e trilha sonora relaxantes para uma experiência inesquecível.
Lançado em 28 de setembro de 2017. Disponível para Switch.
8. Divinity: Original Sin
Divinity: Original Sin é um RPG de fantasia com visão isométrica, pode ser jogado em coop entre duas pessoas e foi produzido pela Larian Studios. É um jogo por turnos e se inspira em RPGs antigos, tem um combate inovador (com várias abordagens diferentes para cada missão) e há muita interatividade com o cenário.
Lançado em 30 de junho de 2014. Disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Comprar: Steam | PlayStation Store | Microsoft Store
7. Children of Morta
Quando comecei a jogar, não esperava algo muito diferente de outros jogos do gênero e achei que deixaria o jogo de lado em algum tempo. Entretanto, enquanto a história avançava, tanto a jogabilidade quanto o estilo suave de Children of Morta, da Dead Mage, me surpreenderam e me fizeram considerar esta uma das melhores experiências dos últimos anos.
Lançado em 3 de setembro de 2019. Disponível para PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One.
Comprar: Steam | PlayStation Store | Microsoft Store
6. Pillars of Eternity
Esse é apenas o primeiro dos jogos da Obsidian Entertainment nesta lista. Pillars of Eternity erra muito pouco em sua fórmula de RPG com câmera isométrica, abrindo caminho para uma sequência ainda melhor.
Lançado em 26 de março de 2015. Disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Comprar: Steam | PlayStation Store | Microsoft Store
5. Pillars of Eternity II: Deadfire
Dos criadores de Fallout: New Vegas e sequência do aclamado Pillars of Eternity, Pillars of Eternity II: Deadfire é um RPG isométrico que se inspira nos clássicos do gênero para criar um jogo com um combate desafiador, enredo cativante e aspectos audiovisuais polidos ao máximo.
Lançado em 8 de maio de 2018. Disponível para PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One.
Comprar: Steam
4. Divinity: Original Sin 2
É incrível como Divinity: Original Sin 2, da Larian Games, consegue superar o já fantástico primeiro jogo da série em todos os aspectos. Se passando séculos depois de Divinity: Original Sin, o jogo consegue ter uma história ainda mais profunda e narrativamente consistente, com um folclore quase infinito de lendas, mitos, divindades e criaturas. Financiado originalmente com uma campanha do Kickstarter que conseguiu cumprir sua meta em menos de 12 horas, é difícil que algum doador tenha saído decepcionado.
Lançado em 14 de setembro de 2017. Disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Comprar: Steam | PlayStation Store | Microsoft Store
3. The Outer Worlds
Provavelmente a experiência independente mais expansiva de 2019, The Outer Worlds é, desde seus anúncios até seu gameplay, um tapa intelectual na cada da indústria AAA e, principalmente, da Bethesda. Dos criadores de Fallout New Vegas e da série Pillars of Eternity, o jogo é o último lançamento independente da empresa antes de sua aquisição pela Microsoft, finalizando uma série impressionante de jogos de qualidade com chave de ouro.
Lançado em 25 de outubro de 2019. Disponível para PC, PLayStation 4, Switch e Xbox One.
Comprar: Steam | Epic Games Store | PlayStation Store | Microsoft Store
2. Undertale
Undertale talvez seja o melhor case de sucesso da indústria indie: feito por uma pessoa só, Toby Fox, e sem o poder das propagandas, o jogo chegou aos holofotes puramente no boca a boca dos jogadores — todos absolutamente encantados. E não é difícil entender o motivo. O jogo tem aquele humor irônico e autodepreciativo que a internet adora, personagens e músicas marcantes, e , acima de tudo, um comentário metalinguístico sobre violência e empatia. Obrigatório pra quem quer entender o poder dos jogos.
Lançado em 15 de setembro de 2015. Disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation Vita e Switch.
Comprar: Steam | PlayStation Store (PS4) | PlayStation Store (PSVita)
1. Disco Elysium
Com uma das narrativas mais bem escritas dos últimos anos, Disco Elysium se prova como muito mais do que um simples jogo de RPG, com uma jogabilidade, história, e construção de muito extremamente cativantes. Explorando as partes mais obscuras da psicologia humana em seus personagens, a ZA/UM cria uma experiência única e inovadora.
Lançado em 15 de outubro de 2019. Disponível para PC e futuramente para PlayStation 4, Switch e Xbox One.
Comprar: Steam