Listas

Os 10 melhores jogos indie grátis

Um dos maiores problemas para a divulgação massiva de jogos independentes é que, sendo geralmente jogos curtos e com um preço elevado em comparação ao tempo de jogabilidade, eles não são acessíveis a todos. Para enfrentar esse fato, listamos aqui os 10 melhores jogos indie gratuitos para jogar:


Among Us

Desenvolvedora: InnerSloth
Plataformas: Android e iOS (versões pagas para PC e Switch)

Calma, eu também fico cético quando um jogo se torna uma sensação explosiva. Na metade do ano passado, Among Us parecia ser mais uma daquelas tendências instantâneas que seriam esquecidas em alguns meses. Mas quando tive a oportunidade de experimentar o jogo com família e amigos, percebi que esse jogo era muito mais do que isso. A adrenalina e nervosismo que o jogo transmite com uma jogabilidade simples, baseada no clássico jogo de festa cidade dorme, são quase sem precedentes. Faça um favor para si mesmo e jogue Among Us com amigos, mas cuidado — eu não me responsabilizo por amizades perdidas!


Doki Doki Literature Club!

Desenvolvedora: Team Salvato
Plataforma: PC

Se você gosta de garotas fofas, romances visuais e reviravoltas inesperadas, então Doki Doki Literature Club! foi feito para você. Em um clube de literatura do ensino médio junto com as garotas Sayori, Yuri, Monika e Natsuki, o jogador explora estilos literários, escreve suas poesias e desenvolve sentimentos por cada uma delas, até que… É melhor que eu pare por aqui. Vá jogar Doki Doki Literature Club! e volte mais tarde. Você vai entender o porquê da inclusão desse jogo aqui na lista.


Spelunky

Desenvolvedora: Mossmouth
Plataforma: PC (jogue no site oficial)

O remake em HD de Spelunky, lançado em 2012, o levou ao estrelato e está disponível em diversas plataformas. Mas sua versão original, de 2009, que firmou a Mossmouth como uma desevolvedora a se observar, continua gratuita até hoje no site oficial da empresa. Não tenha medo, essa versão é tão boa quanto seu remake, e possui gráficos que, na minha opinião, até envelheceram melhor do que os de seu irmão mais famoso.


Cube Escape: Paradox

Desenvolvedora: Rusty Lake
Plataforma: PC, Android

Um dos jogos da já famosa série de terror e puzzle Rusty Lake, Cube Escape: Paradox é o único capítulo gratuito da mesma, mas seus outros jogos são bastante baratos. Então jogue este gratuitamente e, se for de seu agrado, mergulhe nesta história enigmática e interessantíssima, rodeada por puzzles que desafiam até os mais inteligentes. E não se engane pelos gráficos simples, suspense e sustos são garantidos durante essa jogatina.


Brawlhalla

Desenvolvedora: Blue Mammoth Games
Plataformas: PC, PlayStation 4, Switch, Xbox One, Android, iOS

Uma jogabilidade de luta que lembra a série Super Smash Bros., crossplay, gráficos lindos em 2D e crossovers com franquias como Shovel Knight, Rayman, Hellboy, Hora de Aventura, entre outros — o que poderia ser melhor? Que tal tudo isso em um jogo gratuito? Brawlhalla é um jogo que, desde seu lançamento em alpha em 2014 e seu lançamento oficial em 2017, se reinventa constantemente e consegue manter assim uma audiência cativa, tanto de jogadores casuais como de jogadores profissionais em competições de eSports.


AdVenture Capitalist

Desenvolvedora: Hyper Hippo Games
Plataformas: PC, PlayStation 4, Android, iOS

Sim, isso é um jogo clicker. E eu estou recomendando esse jogo clicker. De alguma forma, esse gênero que eu geralmente abomino conseguiu cair como uma luva para AdVenture Capitalist. De alguma forma, me viciei por meses no jogo e, acima de tudo, não precisei gastar nenhum centavo para isso. Mesmo que você nunca tenha gostado de nenhum desses joguinhos como Cookie Clicker, peço que dê uma chance ao jogo da Hyper Hippo. Vai valer a pena.


Super Crate Box

Desenvolvedora: Vlambeer
Plataformas: PC, iOS (versão paga para Switch)

A desenvolvedora Vlambeer é mais famosa pelo hit Nuclear Throne, de 2015, mas em 2010 eles haviam lançado o jogo gratuito Super Crate Box, um jogo de tiro em 2D que tenta capturar a essência dos clássicos de fliperama. Sendo extremamente divertido, desafiador e viciante, é difícil largar o controle depois de começar a jogatina; aquela vontade de conseguir uma pontuação ainda maior volta de novo e de novo.


Crush Crush e Blush Blush

Desenvolvedora: Sad Panda Studios
Plataformas: PC, Android (só Crush Crush)

Está bem, me ouça aqui antes de qualquer coisa. Sim, esse é um jogo feito originalmente para pessoas cumprirem suas fantasias de namorarem garotos ou garotas estereotipicamente bonitos na clássica dinâmica “de inimigos a amantes” — oferecendo até DLCs pagas com conteúdos mais explícitos. Mas, apesar disso tudo, ele é uma combinação divertidíssima de clicker e romance virtual, oferecendo até momentos cômicos e inesperados aqui e ali. A versão Crush Crush permite que o jogador se relacione com garotas, enquanto Blush Blush faz o mesmo com garotos.


Spooky’s Jump Scare Mansion

Desenvolvedora: Lag Studios
Plataforma: PC

Não se deixe enganar pelo visual fofinho de Spooky’s Jump Scare Mansion: ele é assustador. Começando com uma personagem encantadora e monstros que parecem que nunca poderiam te machucar, o jogo da Lag Studios vai lentamente aumentando o suspense em cada uma das 1000 salas do jogo, até que o jogador se encontra numa situação aterrorizante. Não só um jogo divertido, ele é praticamente um ensaio sobre o gênero de terror, se distanciando das esperadas imagens tenebrosas ou repletas de gore.


Dauntless

Desenvolvedora: Phoenix Labs
Plataformas: PC, PlayStation 4, Switch, Xbox One

Praticamente o Monster Hunter independente e gratuito, Dauntless é muito divertido e recompensador se jogado sozinho, mas ainda mais se for jogado com amigos. Preparar estratégias de equipamento, entender os ataques de cada monstro, recolher os itens necessários, tudo isso é requerido para matar cada um dos desafiadores monstros. O combate, que passa claramente ao jogador a sensação de “porradaria”, é o ponto alto e a chave que mantém o interesse do jogador. Os gráficos sensacionais e a função crossplay são a cereja do bolo.


O que achou da nossa lista, que jogo faltou nela? Comente abaixo!

Comments (0)

Deixe uma resposta

Não perca nenhuma novidade!
%d blogueiros gostam disto: