O Xbox Game Pass pode ser uma grande oportunidade para descobrir games indie, mas com a quantidade de jogos disponíveis, às vezes parece difícil decidir o que jogar. Com esta lista, queremos destacar as melhores e mais interessantes experiências independentes que você não pode perder se assina o serviço.
Braid
Disponível para Xbox One
Jogo mais antigo desta lista, Braid pode parecer ultrapassado para alguns. Mas, diferente de outros jogos do mesmo ano, o jogo de Jonathan Blow não passa a sensação de ser velho, e sim de ser clássico. Tomando elementos de gameplay de outras obras atemporais, principalmente da série Super Mario Bros., mas com uma história melancólica e profunda, nada poderia ser mais emblemático para representar essa indústria que cresceria exponencialmente nos anos seguintes.
Brothers: A Tale of Two Sons
Disponível para PC
Desenvolvido pela Starbreeze Studios, Brothers: A Tale of Two Sons é facilmente o jogo mais contemplativo e emocionante do estúdio, talvez pela direção de Josef Fares, cineasta que mais tarde também dirigiria A Way Out. A mecânica inovadora do jogo consegue criar uma sensação de cooperação, mesmo se jogado sozinho. Isso tudo sem contar com o mundo criado, extremamente expressivo e, consequentemente, muito imersivo, complementado por uma linda direção de arte.
Hollow Knight
Disponível para Xbox One e PC
No meio de tantos “metroidvanias” indie sendo lançados, Hollow Knight, da Team Cherry, consegue se destacar justamente por elevar as características que definem o gênero a um nível superior. Nesse jogo, o mundo não é só um hub a ser explorado, mas um personagem próprio, que através da exploração nos conta a história daquele lugar. O combate, apesar de difícil, é extremamente versátil graças aos “charms” que coletamos ao longo do jogo, possibilitando combinações que mudam completamente a forma de jogar. Sem falar na direção de arte e trilha sonora mais que perfeita.
Hotline Miami
Disponível para PC
Extremamente violento, extremamente dinâmico e extremamente viciante, Hotline Miami é uma experiência retrô como nenhuma outra. Apesar da aparência, que faz o jogo parecer puramente de ação, é necessária muita estratégia para passar de cada fase nesse desafiador jogo desenvolvido pela Dennaton Games. Nada mais justo do que o jogo que transformou a Devolver Digital no titã indie que é ser um dos mais badass já criados.
Into the Breach
Disponível para PC
Into the Breach é possivelmente um dos melhores jogos de estratégia por turnos da história, balanceando inúmeros elementos admiravelmente polidos para criar uma experiência inesquecível. A Subset Games está no caminho para se tornar uma das desenvolvedoras independentes mais importantes do cenário atual, sendo este o segundo jogo majoritariamente aclamado pela crítica após FTL: Faster Than Light. Leia a nossa análise completa de Into the Breach clicando aqui.
Moonlighter
Disponível para Xbox One e PC
Transformando uma atividade monótona, a venda de produtos em uma loja, em uma mecânica inovadora, Moonlighter, jogo de estreia da desenvolvedora Digital Sun, aposta em uma direção de arte colorida e divertida para criar uma aventura inusitada que se inspira em clássicos como a série The Legend of Zelda e indies modernos como Enter the Gungeon. Leia a nossa análise completa de Moonlighter clicando aqui.
Ori and the Blind Forest
Disponível para Xbox One e PC
Ori and the Blind Forest, desenvolvido pela Moon Studios, é uma aula de como contar uma história cativante de forma minimalista. É impossível conter as lágrimas em certas cenas. Isso, junto com cenários de tirar o fôlego construídos com gráficos que parecem ter saído de grandes filmes de animação e uma trilha sonora muito bem construída, torna o jogo um dos melhores jogos de plataforma da história.
Slay the Spire
Disponível para PC
Quando o gênero de construção de baralho parecia saturado, Slay the Spire surgiu como um inovador inesperado, primeiro jogo da MegaCrit. Os elementos de roguelike que misturam estratégia e sorte, bem como a curva de aprendizado mais do que satisfatória, tornam a experiência em uma das mais viciantes que eu já joguei. Cuidado, porque depois que você começar a jogar, vai ser difícil largar o controle. Leia a nossa análise completa de Slay the Spire clicando aqui.
SteamWorld Dig 2
Disponível para Xbox One e PC
Aprimorando a fórmula criada pelo primeiro jogo e expandindo o universo SteamWorld, SteamWorld Dig 2 é um dos jogos mais viciantes que já joguei. Desde que comprei o jogo até completá-lo, não consegui parar de pensar nos próximos minérios que iria escavar, próximas melhorias para a minha picareta e próximos chefões que apareceriam no meu caminho. Com esse jogo, a Image & Form conseguiu solidificar tanto seu espaço no mundo dos jogos independentes como a crescente importância da franquia SteamWorld.
SUPERHOT
Disponível para Xbox One e PC
Com gráficos simples mas perfeitamente efetivos, SUPERHOT inova ao apresentar uma mecânica que acaba por misturar tiro em primeira pessoa com puzzle. É que, no jogo, o tempo só avança quando o jogador se move, o que causa uma sensação estranha de satisfação na vitória e perseverança na derrota. Existem vários desafios que mudam a casa fase, e conseguem se manter consistentemente divertidos até o fim do jogo.
The Messenger
Disponível para PC
Durante o desenvolvimento de The Messenger, a Sabotage Studio botou muitas de suas fichas no quesito nostalgia, e a aposta felizmente vingou. A estética, que se inspira tanto nos clássicos de 8-bits quanto nos de 16-bits, se combina perfeitamente com o gameplay e design de níveis baseado em Ninja Gaiden para criar uma experiência nova e extremamente divertida. Leia a nossa análise completa de The Messenger clicando aqui.
Wandersong
Disponível para PC
Wandersong é um daqueles jogos que você abre quando quer simplesmente se sentir bem. Girando em torno da música e cantoria, a jogabilidade e a história são igualmente simples e agradáveis. A trilha sonora, como não poderia ser diferente, é daquelas que dá vontade de baixar em continuar ouvindo mesmo após o final da jogatina.
Wargroove
Disponível para Xbox One e PC
Fortemente inspirado pela série Advance Wars, Wargroove é como uma readaptação daqueles jogos para os tempos modernos, mudando também a roupagem para algo mais medieval e fantasioso. A sua campanha é desafiadora e bastante longa, mas não cansa. No fim das contas, o jogo desenvolvido pela Chucklefish é uma experiência brutalmente divertida e inegavelmente polida ao máximo.
What Remains of Edith Finch
Disponível para Xbox One
What Remains of Edith Finch é uma experiência puramente de exploração, no sentido mais literal da palavra. Não só um jogo envolvente e hipnotizante, ele também é um símbolo dos games como obras de arte inegáveis. É impossível explicar a sensação de jogar What Remains of Edith Finch, sendo realmente necessário experimentar por si mesmo. Mesmo se você não costuma gostar desse tipo de jogo mais contemplativo, jogue. Vai valer o seu tempo.