Análises

Steredenn – Análise

Steredenn é um dos títulos que realmente parece um dos clássicos que estávamos acostumados há muito tempo. Foi desenvolvido pela Pixelnest Studio, que pegou conceitos antigos e misturou com ideias próprias para criar sua própria experiência. Seu lançamento para PC foi em 1 de outubro de 2015, Xbox One em 1 de abril de 2016, PS4 em 28 de junho de 2016, iOS em 11 de maio de 2017 e Nintendo Switch em 8 de março de 2018.

Steredenn é um space shooter-roguelike onde você controla um astronauta. Após o seu planeta ser invadido por alienígenas, você deve fugir. Parece clichê, mas é exatamente o que um jogo com tal proposta teria de ter. Sua única tarefa, na pele do personagem, é destruir todas as naves à sua frente e chegar em um ponto específico do mapa.

DrxQ8yBXgAAhbmg
Destrua ou desvie dos obstáculos a sua frente e pronto.

Você deve sobreviver a gigantescas hordas de inimigos, e essa jornada é intensificada pelos timers, pelas músicas e por seu visual também. O gameplay consiste, basicamente, de voar nos eixos x e y e atirar, atividade essa que somente resumida desse jeito pode (talvez) parecer vazia. Steredenn, junto com suas DLCs disponibilizadas de graça, tem 35 armas e 25 upgrades que podem ser usados pelo jogador. É uma quantidade que espanta qualquer um, e acho até exagerada, mas ver que se preocuparam tanto para tornar suas atividades menos repetitivas é ótimo. Seus upgrades aparecem no final da fase, após a animação de morte do chefão, onde seus destroços se transformam em botões, e ficam paralisadas no ar para que o jogador possa selecionar a melhor para a situação. Entre elas, temos opções para aumentar em 100% sua vida ou aumentar em 15% seu escudo, por exemplo. O design das fases é procedural, mas balanceado, então tudo funciona muito bem.

DrxRAKFX0AEzYLr
A maneira com que os upgrades foram implementados é ótima.

Não se engane: o jogo é extremamente difícil. A primeira fase pode ser sempre muito fácil, mas a partir das próximas, tudo vai dificultando gradativamente. Steredenn requer uma habilidade muito alta, mas após várias tentativas você consegue se adaptar — ou quase. Seus elementos espaciais criam uma atmosfera muito boa, e, por isso, não é tão monótono. O fator replay do jogo é bom, uma vez que até o visual das fases muda constantemente (apesar de conter vários nesse quesito).

Existem modos de campanha, arena e coop, ou seja, a mesma experiência viciante, mas com a opção de jogar com alguém localmente. Uma ótima ideia que os desenvolvedores também tiveram é a de implementar desafios diários, que são muito competitivos pelo fato de disponibilizarem a mesma fase para todos, mas apenas uma vez por dia. Todos tem acesso ao ranking de pontuação. Um ponto interessante é que todos os chefões que você já passou poderão ser enfrentados novamente a qualquer momento, e que o sistema de progressão é muito bom, disponibilizando armas da maneira correta.

Toda a questão sonora é boa. A trilha sonora ressalta a emoção que você está sentindo, não importa a fase, e os efeitos sonoros te enchem de nostalgia. Cumprem seu papel de uma maneira satisfatória, sem mais.

A direção de arte, infelizmente, é a parte onde Steredenn mais comete erros. Tudo é construído em pixel art e, em certas horas, pode parecer até bonito, mas isso não é suficiente. Alguns cenários são muito vazios, alguns têm elementos que parecem estar na fase, o que deixa confuso o design dos níveis, alguns têm erros de criação, como incluir elementos circulares em artes pixelizadas, e alguns são simplesmente desagradáveis. Enfim, essa é a única parte que deveria ser consertada, já que o jogo inteiro é muito polido. Entretanto, as animações em geral são muito fluidas.

DrxRCLqX0AEIyhC
O design dos cenários é muito confuso. Como exemplo disso posso citar as pedras no lado inferior esquerdo, que não são elementos com colisão.

Steredenn é mais um título que usa de elementos clássicos para criar algo refrescante. É uma experiência divertidíssima, seja para jogadores novos ou antigos, mas não é tão grandioso; É apenas algo para você jogar de vez em quando, mas nunca enjoará.


Conclusão

Steredenn é um jogo ótimo, que tenta inovar em vários quesitos, mas infelizmente é atrapalhado pelo design gráfico falho da maioria de suas fases. Cria uma atmosfera adequada para sua temática, modos muito bem pensados, uma jogabilidade satisfatória, mas erra em um dos principais pontos.

Anúncios
Previous Article
Minit - Análise
Next Article
ABZÛ – Análise
Comments (0)

Deixe uma resposta

Anúncios
Anúncios
Anúncios
Anúncios
Não perca nenhuma novidade!
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: