Listas

Os 8 melhores jogos indie de point-and-click

Os jogos de point-and-click se caracterizam, em geral, por serem aventuras que se utilizam de controles de “apontar e clicar”, seja com o cursor do mouse ou com outro dispositivo que se assemelhe; esses jogos ficaram muito populares nos anos 90 com os clássicos da LucasArts, como Grim Fandango e The Secret of Monkey Island. Para melhor guiar suas compras, listamos aqui os oito melhores indies que se auto-denominam de point-and-click:


8. There Is No Game: Wrong Dimension

A sequência do curto e popular There Is No Game, de 2015, não decepciona em nenhum aspecto. Pascal Cammisotto, principal desenvolvedor do jogo, superou diversos obstáculos para nos entregar algo infinitamente divertido. Com reviravoltas inesperadas, piadas hilárias e mecânicas inovadoras, There Is No Game: Wrong Dimension é indubitavelmente um dos jogos mais excêntricos e inigualáveis já lançados.

Lançado em 6 de agosto de 2020. Disponível para PC, Android e iOS.

Comprar: Steam | Google Play | App Store


7. Machinarium

Primeiro jogo internacionalmente reconhecido do estúdio checo Amanita Design, Machinarium cria a fundação para o que tornaria a empresa conhecida: jogos de puzzle point-and-click com personagens engraçados e visuais quase infantis, criando uma atmosfera nostálgica mas sem afetar o desafio do gameplay. Assim seriam produzidos seus próximos jogos, como Botanicula e CHUCHEL.

Lançado em 16 de outubro de 2009. Disponível para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Switch, Android, BlackBerry OS, iOS, Windows Phone.

Comprar: Steam | GoG | PlayStation Store (PS3) | PlayStation Store (PS4) | PlayStation Store (PSVita) | Google Play | App Store | Microsoft Store


6. That Dragon, Cancer

É impossível segurar o choro ao jogar That Dragon, Cancer, da Numinous Games. Inspirado em uma história real, ele captura o sofrimento e a emoção das pessoas que têm de lidar com um parente ou amigo com câncer. E esse sofrimento é potencializado quando a vítima é, além de tudo, uma criança.

Lançado em 12 de janeiro de 2016. Disponível para PC, Ouya e iOS.

Comprar: Steam | App Store


5. Her Story

Redefinindo o conceito de jogabilidade, Sam Barlow põe o jogador na pele de um detetive em Her Story, onde ele deve assistir vídeos de um interrogatório para tentar resolver um mistério. É uma experiência imperdível.

Lançado em 24 de junho de 2015. Disponível para PC, Android e iOS.

Comprar: Steam | Google Play | App Store


4. Kentucky Route Zero: TV Edition

Os sete anos de lançamento de Kentucky Route Zero finalmente foram concluídos com o quinto e último ato para PC, acompanhado pelas versões de PS4, Switch e Xbox One — e a Cardboard Computer se certificou de terminar essa história cativante e intrigante de mistério existencial em grande estilo. Suas mecânicas de point-and-click e seus visuais quase inacreditavelmente belos fortalecem sua narrativa. Num todo, Kentucky Route Zero: TV Edition é uma obra-prima que mostra a força independente no mundo dos games.

Lançado em 28 de janeiro de 2020. Disponível para PC (em cinco atos), PlayStation 4, Switch e Xbox One.

Comprar: Steam| PlayStation Store | Microsoft Store


3. Embracelet

Comecei a jogatina de Embracelet sem saber o que esperar, e terminei a mesma quatro horas depois aplaudindo, secando as minhas lágrimas e querendo jogar de novo, sentindo aquela sensação quentinha no coração, como aquela que se sente com o abraço de alguém que gostamos. O jogo é um abraço virtual da Machineboy para qualquer um que queira jogá-lo. De alguma forma, ele conta uma história clássica e apaixonante de amadurecimento com uma reviravolta que faz o jogador sentir tudo e mais um pouco, ainda assim sem tropeçar em si mesmo.

Lançado em 24 de setembro de 2020. Disponível para PC e Switch.

Comprar: Steam


2. Life is Strange

Uma história forte não basta para tornar um jogo bom. Mas quando essa história se encontra com uma jogabilidade cativante e tão interessante quanto em Life is Strange, da Dontnod Entertainment, é sucesso na certa. A mecânica de viagem no tempo, utilizada com muita eficácia para contar a história de Max, Chloe e de toda a cidade de Arcadia Bay, faz o jogo se destacar do resto, e as escolhas carregam todo o peso que um fã de jogos de aventura espera.

Lançado em 30 de janeiro de 2015. Disponível para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Android e iOS.

Comprar: Steam | PlayStation Store (PS3) | PlayStation Store (PS4) | Xbox Marketplace | Microsoft Store | Google Play | App Store


1. The Red Strings Club

Da Deconstructeam, The Red Strings Club é um passo importante da indústria dos games em direção ao reconhecimento artístico que ela merece. Não se limitando a uma direção de arte bem-feita, uma trilha sonora atmosférica e um gameplay interessante, o jogo quebra barreiras com sua narrativa espetacular, tratando de assuntos extremamente atuais e importantes de uma forma sensível e profunda, sendo capaz de fazer refletir e arrancar emoções até dos mais resistentes.

Lançado em 22 de janeiro de 2018. Disponível para PC e Switch.

Comprar: Steam

Comments (0)

Deixe uma resposta

Não perca nenhuma novidade!
%d blogueiros gostam disto: